» » Vinagre de Maçã no cabelo: Para que serve e Como funciona?

Vinagre de Maçã no cabelo: Para que serve e Como funciona?

Misturas caseiras estão em alta quando pensamos nos cuidados com o cabelo e diante dessa popularidade, surgem também dúvidas afinal, esses ingredientes realmente funcionam? Se sim, como devemos fazer o uso correto deles?

Para te explicar melhor sobre, nesse post seguimos te falando sobre o uso do Vinagre de Maçã no cabelo para que não restem dúvidas, olha só:

Benefícios do Vinagre de Maçã no cabelo

É realmente um fato que o Vinagre de maçã traz benefícios para o cabelo, sendo possível utilizá-lo na rotina de cuidados capilares, sobretudo no que diz respeito a etapa de reconstrução dos fios.





Isso ocorre principalmente por ele funcionar como um acidificante para os fios, o que regula o PH do cabelo e fecha as cutículas que naturalmente podem acabar sendo abertas demais, estando suscetíveis a danos diversos.

Além disso, caso o seu cabelo tenha passado por um procedimento químico que tenha causado danos mais severos como o emborrachamento dos fios, também pode contar com esse ingrediente para uma melhora praticamente imediata.

Sendo assim, os seus principais benefícios incluem a reequilíbrio da fibra capilar, evitando que ela se mantenha porosa, equilibrando o PH e reconstruindo o cabelo para evitar danos e também repará-los quando necessário.





Qual a melhor maneira de usar Vinagre de maçã no cabelo?

Há muitas maneiras de incluir o Vinagre de maça na sua rotina de cuidados capilares, o que pode acontecer por cerca de uma vez por semana de acordo com a necessidade dos seus fios.

Uma sugestão nesse sentido é que após o shampoo e a mascára de tratamento, misture o vinagre com o condicionar em proporções iguais, aplicando normalmente no cabelo desde o meio até as pontas.





Enluve bem a mistura para que penetre nos fios e espere até que ela possa agir por cerca de 5 minutos para um efeito ainda melhor.

Outra possibilidade que também pode funcionar bem é usar uma colher do vinagre de maça para 300ml de água. Antes de finalizar o cabelo e após a lavagem normal, pode usar um recipiente em spray para borrifar a mistura nos fios, durante neles até a próxima lavagem. Essa ideia em específico é mais voltada para cabelos muito danificados.





É verdade que vinagre de maçã clareia o cabelo?

Um outro uso que pode ser feito do vinagre de maça é para promover o clareamento do cabelo. Nesse caso, não se trata de um clareamento tão intenso, mas sim sutil.

Vale ainda ressaltar que esse é um benefício voltado de modo mais específico para cabelos naturais, onde o efeito é percebido de forma gradativa conforme sua utilização.

No entanto, caso tenha o cabelo tingido de preto, por exemplo, é bem mais difícil que esses efeitos possam ser percebidos.

O que fazer para tirar o cheiro de vinagre do cabelo?

Algo que pode gerar receio com relação a utilização do vinagre de maçã é o cheiro que ele deixa, sendo algo forte e que em alguns casos pode incomodar.

Mas pode ficar tranquila, pois cremes finalizadores podem ser utilizados após o seu cheiro, disfarçando bastante o cheiro que fica mas após algumas horas já não será mais percebido.

Outra solução envolve o uso de perfumes capilares, mas no geral isso não é essencial, já que como citamos o odor tende a ser dissipado naturalmente de acordo com o tempo.

Dica extra!

Além de utilizar o Vinagre de maça em si, há alguns produtos que pode encontrar onde o ingrediente já faz parte da formulação, facilitando que possa contar com os seus efeitos.





Entre eles, algumas sugestões que podemos dar são as seguintes:

  • Vinagre Capilar de Maçã – Forever liss;
  • Ativador de cachos vinagre de maça – Salon line;
  • Leave-In  Finalizador de Vinagre De Maçã – Soft Hair;
  • Skala vinagre de maçã.

Atualizado em: 29/09/2023 em: Dia a Dia